Em um determinado momento da história alguém teve a ideia de planejar sua carreira para os próximos 5 anos, outras pessoas acharam isso interessante e divulgaram a ideia, tornando este praticamente o tempo padrão.
Realmente isso fazia sentido, afinal todos devem fazer um plano de carreira, e 5 anos era um tempo razoável quando muitos trabalhavam a vida toda na mesma empresa.
Essas frases estão no passado por um motivo: os tempos mudaram. O mercado de trabalho está muito mais dinâmico, mudanças acontecem mais rapidamente, e os trabalhadores precisam mudar também.
Muitos chegam ao final dos 5 anos e percebem que nada daquilo aconteceu, então planejam novamente por mais 5, e vão repetindo o ciclo até chegar à aposentadoria. Ou talvez algo até tenha acontecido nesse tempo, porém demorou tanto que perdeu o sentido. Por isso o plano de carreira também deve mudar.
Um bom plano de carreira deve ter uma data limite individual para cada objetivo, cada uma no máximo 1 ano no futuro.
Mas e se for um objetivo que leva muito mais de um ano, como quitar uma dívida de longo prazo? Neste caso, defina objetivos parciais, por exemplo: quitar 30% da dívida em um ano.
E o mais importante, acompanhe e revise periodicamente seu plano de carreira. Você dificilmente conseguirá atingir todos objetivos, porém poderá os ajustes necessários a tempo. O período depende de cada pessoa, pode ser 1 semana, 1 mês, 3 meses, mas não deixe para fazer apenas uma vez por ano.
O plano de carreira é uma ferramenta importantíssima, que com a devida atenção pode ajudar muito a atingir os objetivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário