sexta-feira, 2 de abril de 2010

Pense muito bem antes de publicar algo

Nos primórdios da internet, há uns 15 anos, a informação era publicada por poucos (grandes portais) e consumida por muitos (usuários).

Hoje qualquer um pode produzir e publicar conteúdo facilmente, através de sites pessoais, blogs, redes sociais, Twitter, fóruns, etc. Mas isso causou um problema sério: as pessoas acham que podem falar qualquer coisa na internet e que nada vai acontecer.

Esta semana o diretor comercial da empresa Locaweb, que é patrocinadora do time de futebol São Paulo, publicou em seu Twitter pessoal mensagens ofendendo os torcedores do time, e o pior, usando o nome da empresa. 

Após o ocorrido, o executivo apagou as mensagens e pediu desculpas aos torcedores do São Paulo. Mas era tarde demais, a internet é tão dinâmica que o conteúdo publicado tem o potencial para ser replicado milhares de vezes em segundos. E os resultados podem ser desastrosos, neste caso a demissão do diretor.


Talvez o mais grave tenha sido usar o nome da empresa, e depois do ocorrido foi publicado um excelente artigo sobre este assunto: Mensagens sobre a empresa na internet podem levar a demissão

Portanto pense muito bem antes de publicar algo na internet, já que uma vez feito isso, não existe botão desfazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário