quinta-feira, 8 de abril de 2010

Seja humilde e saiba dizer "Não sei"

Ontem foi publicado um artigo muito interessante: Saiba dizer "não". Um outro post semelhante e um pouco mais antigo é o Aprenda a dizer "não".

Muita gente não consegue dizer "não", pelos mais diversos motivos. Mas após ler o artigo, veio à cabeça uma outra situação bastante comum no dia-a-dia corporativo: pessoas que não conseguem dizer "não sei".

No trabalho e na vida todos nós recebemos todos os tipos de perguntas. E, naturalmente, para algumas nós sabemos a resposta e para as outras não. Não há vergonha nenhuma nisso, a velocidade em que o mundo produz conhecimento é milhares de vezes superior à capacidade de qualquer pessoa aprender.

Ainda assim, existem pessoas que querem mostrar para o mundo que têm resposta para tudo, e ao se depararem com uma pergunta que não sabem responder, fingem que sabem e inventam uma resposta. Isso causa uma série de problemas, que poderiam facilmente ser evitados se essas pessoas tivessem um pouco de humildade e admitissem que não sabem tudo, como tentam fazer parecer.

Portanto da próxima vez que perguntarem algo que você não sabe, considere as seguintes situações:

Você realmente não sabe a resposta, e não tem como saber
Neste caso, simplesmente peça desculpas por não poder ajudar.

Você não sabe a resposta, mas conhece quem sabe
Indique quem possa ajudar. Assumir que alguém sabe mais que você sobre determinado assunto não é sinal de fraqueza, muito pelo contrário. Também é ótimo conhecer pessoas com conhecimentos diferentes do seu. Como costumamos dizer no trabalho: "O importante não é saber, é conhecer quem sabe."

Você não sabe a resposta, mas pode descobrir
Responda que você não sabe, mas vai tentar descobrir e depois dá a resposta definitiva.

Independente da situação seja sempre sincero e humilde dizendo "não sei".

Um comentário:

  1. Ricardo, bom dia!

    E isto acaba ficando mais complicado para profissionais seniores, pois eles acreditam que devem ter resposta para tudo, pois afinal são seniores...besteira, concordo contigo, com a velocidade da informação teremos ocasiões que realmente não saberemos a resposta e a forma de resolver isto será dizer "não sei";

    Parabéns pelo artigo.

    Abs,
    Alexandre Silva

    ResponderExcluir