quarta-feira, 3 de março de 2010

Como aprender idiomas de verdade

Hoje em dia saber mais de um idioma é requisito básico para muitas vagas, principalmente em empresas multinacionais. E com isso muita gente vai atrás de cursos de idiomas na esperança de ter crescimento na carreira.

E apesar de muita gente iniciar e mesmo concluir cursos de idiomas, apenas uma parcela destas pessoas efetivamente fala o idioma fluentemente. Por quê?

Uma parte das pessoas simplesmente não se interessa em estudar e aprender e faz o curso por obrigação. Ou pior, alguns acham que simplesmente a matrícula no curso fará com que aprendam magicamente o idioma. Nestes casos só a maturidade pode resolver.

Porém existem pessoas que realmente se esforçam para aprender e mesmo assim não são fluentes. E o motivo normalmente é muito simples: falta de uso.

Uma analogia que pode ser feita é a comparação entre faculdade e o ambiente de trabalho. Uma pessoa aprende muitos conceitos teóricos na faculdade, porém só vai aprender realmente quando usar estes conceitos no trabalho. Da mesma forma, de nada adianta estudar um idioma por vários anos e nunca usá-lo na prática.

Mas se engana quem pensa que para isso é necessário viajar ao exterior. Existe uma infinidade de formas de usar um idioma sem sair de casa: filmes, seriados, noticiários internacionais, livros, sites, fóruns, e a lista continua. É importante fazer isso constantemente para manter sempre o idioma fresco no cérebro.

Então se você quer realmente aprender um idioma pare de apenas estudar e comece a usar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário