quarta-feira, 10 de março de 2010

Como começar uma empresa do zero - parte 1

Há alguns dias assisti a uma palestra online sobre uma história bastante comum: alguns amigos que se conheceram na faculdade resolveram montar uma empresa. A empresa em questão é a Empreendemia, que é uma rede de contatos de empreendedores, e também seu blog Saia do Lugar, sobre empreendedorismo.

O que me motivou a assistir à palestra foi a qualidade dos textos do Saia do Lugar. É impressionante como conseguem transmitir as ideias de forma tão clara e em espaço tão pequeno, já que normalmente os textos são curtos e objetivos.

A apresentação completa pode ser baixada aqui: Palestra online - Como começar uma empresa do zero. A seguir colocarei alguns pontos interessantes do que foi falado, e que podem servir como inspiração para quem também tem espírito empreendedor:

Tenha um mantra
Um mantra é uma frase que resume a razão de ser da empresa, neste caso "Empreendedorismo sem enrolação", que é muito mais eficiente e fácil de lembrar que os tradicionais valores, missão e visão.

Não planeje demais
Planejamento é importante, mas sem exagero. Como disse Derek Sivers em seu blog, "Ideias não valem nada a não ser que sejam executadas".

Tenha uma estrutura simples
Evite burocracia, faça as coisas da forma mais simples possível. Aliás esse é um dos maiores desafios para uma empresa em crescimento.

Tenha algo legal para mostrar
Quando for discutir sua ideia com alguém, mostre algo interessante, mesmo que não esteja funcionando. Pelo menos a pessoa vai saber que você dedicou algum tempo àquilo.

Não tenha medo que sua ideia seja roubada
Esse pensamento mostra realmente o nível de maturidade destes jovens: Se você mostrar para uma pessoa ruim, ela não terá capacidade de copiar ou fazer algo melhor; se você mostrar sua ideia para uma pessoa boa, ela com certeza vai estar ocupada com outras tarefas e não vai ter tempo de roubar sua ideia.

Esqueça a concorrência
Foque seus esforços em fazer a sua empresa dar certo ao invés de se desgastar brigando com concorrentes.

Propaganda boca a boca é importante
Clientes falando bem do seu produto ou serviço causam impacto muito maior que os veículos tradicionais de propaganda, e o melhor de tudo é que é de graça, basta atender bem.

Receber bem os novos clientes
Isso é algo extremamente importante para qualquer empresa. Eu senti na pele este conceito, quando tive dúvidas ao me cadastrar no Empreendemia e acabei não concluindo o cadastro. Algumas horas depois o Luiz (um dos sócios) me enviou pessoalmente um e-mail perguntando se eu tive algum problema com o cadastro e se poderia ajudar em alguma coisa. Nos nossos dias atuais, em que os produtos e serviços estão cada vez mais parecidos, este esforço a mais para receber bem o cliente faz toda a diferença.

Quem falou na apresentação foram dois dos sócios, Millor Machado e Luiz Piovesana. Apesar da pouca idade, ao assistir à palestra fiquei com a impressão de que apresentam maturidade profissional bem acima da média, trabalhando muito duro para chegar onde estão hoje, e ainda com grande potencial de crescimento.

A palestra teve muitas outras dicas, porém ficarão para um próximo post para não estender demais o assunto. De qualquer forma recomendo a todos que assistam à gravação, pois vale a pena. Também não deixem de conferir o Saia do Lugar, que tem muita coisa interessante sobre empreendedorismo.

Um comentário:

  1. Muito obrigado por resumir a palestra Ricardo! Coloquei hoje o link pro seu resumo no post sobre como tornar-se um rockstar na sua área de atuação.

    Abraços!

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