sábado, 6 de março de 2010

A importância das pausas no trabalho

Durante muito tempo as pessoas acharam que o resultado do trabalho era diretamente proporcional às horas trabalhadas, portanto trabalhar mais seria gerar mais resultado. Felizmente este pensamento está mudando, e hoje sabemos que trabalhar mais nem sempre é bom.

Mas como gerar mais resultados e ser mais produtivo? Uma forma simples e fácil é fazendo pausas ao longo do dia.

Acredito que muitos conhecem a metáfora do lenhador, cujo machado vai perdendo o fio de corte a cada golpe, e às vezes é necessário fazer uma pausa para afiar o machado.

É uma metáfora interessante, pois a cada minuto trabalhando nossa produtividade cai um pouquinho, e é recomendável fazer pausas ao longo do dia para "afiar o machado", ou no caso do trabalhador descansar o cérebro.

Esta pausa pode ser usada para muitas atividades. Uma das melhores formas de recarregar a bateria é chamar os colegas para um café. Não só você descansa, como também se relaciona com outras pessoas. Mas evite falar de trabalho e reclamar, caso contrário poderá gerar desgaste nos colegas e em você mesmo. E principalmente, evite a todo custo interromper o descanso de um colega para falar de trabalho.

Se você preferir fazer uma pausa rápida, pode navegar um pouco na internet. Uma pesquisa recente mostrou que os funcionários que usam a internet para fins pessoais no trabalho são mais produtivos. Mas claro que existe um limite de tempo, então cabe o bom senso para saber quando é hora de voltar ao trabalho.

E por último, caso você esteja num dia particularmente agitado no trabalho, mudar de atividade por alguns minutos também pode ajudar na produtividade. Neste caso não é uma pausa do trabalho em sim, mas de uma tarefa cansativa.

Independente do que você faz nesse horário, o importante é relaxar um pouco de tempos em tempos, para não esgotar sua energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário