quinta-feira, 25 de março de 2010

Trocando ideias

George Bernard Shaw, um grande escritor irlandês, certa vez escreveu:

"Se você tem uma maçã e eu tenho uma maçã, e nós trocamos as maçãs, então você e eu ainda teremos uma maçã. Mas se você tem uma idéia e eu tenho uma idéia, e nós trocamos essas idéias, então cada um de nós terá duas idéias."

Indo um pouco além, pode ser que as duas ideias combinadas gerem uma terceira ideia, uma quarta, uma quinta... E quanto maior a diferença entre as ideias melhor, pois a chance de ideias novas surgirem aumenta bastante.

É impressionante a quantidade de pessoas que querem resolver todos os problemas sozinhas, mesmo que a pessoa do lado já tenha passado pela mesma situação e esteja disposta a ajudar. Mesmo Dr. House, o brilhante médico do seriado, precisa de seus colegas para fazer seus diagnósticos. *

E ao pedir ideias para pessoas de confiança é inevitável que um dia façam o mesmo, estabelecendo uma relação em que todos saem ganhando.

Na Você S/A deste mês saiu uma matéria muito interessante sobre um novo tipo de networking baseado em troca de conhecimentos e experiências. O objetivo é ter poucos contatos, mas que sejam duradouros e com base na confiança. Você pode ler a matéria aqui: Networking de qualidade

Então quando encontrar um problema, saia da sua cadeira e vá trocar ideias com os colegas!

* Esta não é a primeira nem será a última vez que eu menciono o seriado House. É brilhante, pois além de divertido dá para aprender muita coisa sobre carreira, relacionamento, trabalho em equipe, autoconhecimento, e muito mais.

2 comentários: