sábado, 20 de março de 2010

Aponte soluções, não problemas

Há algum tempo a empresa em que eu trabalho iniciou um programa de sugestões de melhorias, que eu uso frequentemente. E meu uso sempre foi na melhor das intenções, pois procuro dar sugestões em processos que tem algo a melhorar. Mas eu nunca dei muita atenção ao efeito que isso teria na minha imagem. No máximo, imaginava que poderiam me achar um chato, alguém que ficava apontando os erros dos outros.

Até que esta semana aconteceu um fato curioso: a pessoa responsável pelos processos na empresa me mandou e-mail me elogiando, pois eu era o que mais apontava problemas nos processos. Depois de eu agradecer, ela me explicou que eu sempre dava ideias de como melhorar, ao invés de simplesmente mostrar os problemas.

Eu tirei várias lições da experiência com o programa de sugestões:

Aponte soluções, não problemas
Uma colega minha do MBA costumava dizer que seu superior sempre pedia para que quando tivesse um problema, ela apresentasse esse problema e duas possíveis soluções, caso contrário ele nem perderia seu tempo ouvindo.

Não faça críticas pessoais
Se algum processo pode melhorar, limite-se a criticar este processo, nunca a pessoa responsável. Como disse Lee Cockerell em seu livro Criando Magia: "Quando algo der errado procure uma falha no processo, não alguém para culpar."

Críticas construtivas são bem vindas
O objetivo da grande maioria das empresas é ganhar dinheiro. Se você apontar uma melhoria que pode ajudá-la a atingir este objetivo, você provavelmente será ouvido.

Não limite-se à sua área
Não fique limitado a por soluções de problemas na sua área. Às vezes as pessoas estão tão acostumadas ao seu trabalho que não percebem problemas, e alguém de fora pode fazer isso por elas.

Este exercício de procurar soluções é muito interessante, não só pelo resultado dentro da empresa mas também para seu conhecimento, pois ajuda a expandir sua visão. E você, quantas sugestões já apresentou no seu trabalho?

Um comentário:

  1. Parabéns pelo post, muito claro.

    Eu penso que além de apontar soluções, temos que trabalhar com o problema em cima da solução por nós proposta. Não que eu pense que os outros não são capazes, mas a fim de motivá-los a resolver o maledito problema! ^^

    []'s

    ResponderExcluir