sábado, 13 de março de 2010

Como começar uma empresa do zero - parte 2

Dando continuidade ao post anterior Como começar uma empresa do zero - parte 1, apresentarei mais algumas dicas que os sócios do Empreendemia e do Saia do Lugar deram em sua palestra de como começar uma empresa:

Tenha indicadores e os acompanhe constantemente
Monitore o desempenho do seu negócio através de indicadores, só assim você saberá se está dando certo ou não. Exemplo de indicador do Empreendemia: número de negócios fechados.

Experimente até encontrar a melhor forma
A melhor forma de saber se algo dá certo ou não é tentar. Se não der certo, você tenta de outra forma. Como disse Thomas Edison ao inventar a lâmpada: "Eu não falhei 700 vezes, eu descobri 700 formas de como não fazer uma lâmpada".

Seja cara de pau
Essa foi uma das partes mais interessantes da palestra. Eles contaram sobre um caso em que pediram para um contato de segundo grau passar o contato deles para uma terceira pessoa. Só que isso não foi feito, então eles ligaram diretamente para essa terceira pessoa e isso acabou dando certo.

Repetir posts no Twitter é bom
Quem segue o Empreendemia no Twitter (www.twitter.com/empreendemia) sabe que a frequência de posts é enorme, e isso acontece por bons motivos: ninguém lê todos os posts de todo mundo que segue, e novos seguidores raramente leem posts antigos. Por isso repetir é bom, pois mais pessoas leem seus posts, principalmente se você quer divulgar uma marca.

Faça comentários sinceros em outros blogs
Para divulgar sua empresa ou blog, não adianta fazer comentários genéricos em outros blogs do tipo "ótimo post, visite meu blog". Faça comentários coerentes com o assunto, e é bem provável que você consiga algum retorno.

Busque a perfeição
Sua empresa nunca vai conseguir atingir a perfeição, mas sempre deve buscar isso, ou seja, sempre faça o melhor trabalho que você puder.

Razões para empreender
Os palestrantes apresentaram vários motivos para empreender:
- tornar-se interessante, por fazer algo diferente e ficar conhecido
- ter experiências inusitadas, afinal quem tem uma empresa passa por todo tipo de situação
- poder usar sua criatividade ao extremo para criar novas soluções
- e finalmente: empreender é muito divertido

Isso foi de forma bem resumida o que foi falado na palestra, e novamente recomendo que assistam à apresentação inteira: Palestra online - Como começar uma empresa do zero

E como ficou bem claro não é fácil empreender. Se fosse não teríamos um número tão grande de empresas que fecham as portas. Mas com o conjunto certo de competências o trabalho fica muito mais tranquilo.

Espero que tenham gostado da leitura, e até o próximo post!

Um comentário:

  1. Ricardo,
    Mais uma vez, muito obrigado por compartilhar nossa história com os leitores do Vida e Carreira. Espero que essas coisas que aprendemos possam também ser aplicadas em outros empreendimentos.

    Todos juntos nessa batalha contra a enrolação!

    Abraços

    ResponderExcluir