domingo, 28 de março de 2010

Regras foram feitas para ser quebradas

Imaginem a seguinte situação: 

Uma Kombi e uma BMW qualquer estão andando na mesma estrada, cujo limite de velocidade é 100 km/h. A Kombi é um carro alto e estreito, instável, e tem somente o cinto de segurança no caso de acidente. Já a BMW é um carro baixo, estável, com diversos recursos de segurança como ABS, airbags, controle de estabilidade, etc.

Ainda assim os dois podem andar no máximo a 100 km/h, e o motivo é simples: a velocidade é estabelecida considerando os carros menos seguros, e os motoristas menos experientes.

No trabalho não é muito diferente. Existem regras que se aplicam tanto a funcionários novos quanto aos mais experientes, e tanto aos funcionários bons quanto aos ruins. Essa é uma forma de balizar o desempenho, de fazer com que todos os funcionários trabalhem mais ou menos da mesma forma, o que acaba atrapalhando os melhores.

Para não causar tanto impacto, na maioria das empresas existem regras diferentes para cada um dos níveis, onde um funcionário júnior precisa obedecer a mais regras que um funcionário sênior. Porém existem pessoas talentosas, que apesar de terem um cargo júnior são muito melhores que os de nível sênior.

E se você é um profissional bom e uma regra está atrapalhando seu desempenho? Quebra essa regra! Mas cuidado, antes de fazer isso pergunte:

Quais os riscos de quebrar essa regra? Quebrar regra sempre envolve riscos. No caso do limite de velocidade, você pode causar um acidente ou levar uma multa.

E quais os benefícios? O que você ganha se nada der errado? Os benefícios superam os riscos?

Eu sei o que estou fazendo? Só quebre uma regra se tiver certeza que sabe o que está fazendo, principalmente saber que ação tomar quando algo der errado.

Alguém além de mim pode ser prejudicado? Se alguma pessoa além de você for prejudicada se algo der errado, como seu superior, é sua obrigação envolvê-la na decisão.

Esta regra tem uma base legal? Se tiver, não vale a pena quebrá-la. Por exemplo, um funcionário não pode deixar de cumprir as obrigações de seu contrato de trabalho, caso contrário poderá sofrer uma demissão por justa causa.

Essa regra deveria existir? Existem regras inúteis, e todas as empresas as têm. Talvez seja o caso de conversar com os responsáveis para abolir de vez a regra, melhorando não só o seu trabalho, mas o de todo mundo. 

Tendo essas respostas você pode perfeitamente quebrar uma regra, mas saiba que em algum momento isso vai dar errado, afinal todo bom profissional erra.

2 comentários:

  1. Cara, essa analogia com a auto estrada é fantástica!

    Esse ponto de saber quebrar regras é fundamental para um empreendedor, principalmente quando se fala de Marketing. No Marketing, simplesmente não existe uma receita certa, cada caso é um caso. Por isso dominar muito bem os fundamentos é o que fará a diferença.

    Quem conhece os fundamentos sabe quando e como quebrar as regras, quem não conhece fica perdido quando algo sai do seu controle.

    Ótimo post!

    Abraços

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  2. Millor, que bom que gostou do post!

    Sem dúvida alguma empreendedores precisam quebrar regras, caso contrário não saem do lugar! Usando o exemplo do livro "A Estratégia do Oceano Azul", quem segue a mesmas regras vai nadar no mesmo oceano vermelho que todos os outros.

    Na vida corporativa é um pouco mais complicado, nela as regras precisam também ser quebradas mas com mais moderação. Depois de me dar mal algumas vezes acabei aprendendo isso, e hoje sempre me faço (inconscientemente) essas perguntas que citei antes de quebrar.

    Abraços,

    Ricardo

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